sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Bolsa de Gelo - Funcionalidade e Restrinção

Crioterapia
(Bolsa de Gelo na Fibromialgia por 15 minutos ajuda muito)

 Deixa de ser exclusiva para atletas e se populariza

Procurar um fisioterapeuta é a melhor opção para ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. Nas consultas com esses profissionais que tratam de pessoas com fibromialgia foi recomendado colocar gelo nos músculos da coxa, batata, joelho, calcanhar, lombar (se inflamação- toalha morna) e pescoço por 15 a 20 minutos sempre protegido de um paninho ou gazes. Este procedimento pode ser até 3 vezes no dia, dando intervalo de 6 horas.  Para articulação de dedos e mãos não devem ultrapassar 5 minutos. Pois quanto menos músculo, menos tempo. Não ultrapasse dos 30 minutos. Pois isso deve ser o máximo para regiões musculosas.

Para tendinite ou inflamação dos nervos, lombar e escápula não é tao aconselhado. E sim a água morna através de uma compressa ou bolsa de água.  Alongamentos específicos para essas regiões são aconselhaveis. 

Analise se existe nódulos e pontos gatilhos nas regiões doloridas. Pois muitas vezes retirando esses nódulos com massagem com pontas dos dedos, ventosa e bolinhas de tênis, alongamentos e técnicas especificas para cada caso, a dor do fibromialgico é reduzida até 80%. A técnica de RPG (reeducação postural) e massagens leves ajudam muito. Apesar da dor aparecer no momento do procedimento, acredite, o alívio é bastante gratificante após o término e nos outros dias se você procura permanecer na postura. Pois é muito importante a postura ao sentar de fronte ao computador, notebook, evitar ficar em pé por muito tempo e se isso ocorrer deve-se fazer alongamento do joelho, panturrilha e demais músculos afetados.


HISTÓRIA DA BOLSA DE GELO

Machucou-se? Coloque uma bolsa com gelo em cima da lesão, para desinchar e aliviar a dor. A técnica, difundida ao longo dos séculos — há registros do uso de neve para esses fins nos primeiros Jogos Olímpicos, em 776 a. C., na Grécia —, é respaldada pela medicina e tem nome: crioterapia. A palavra significa terapia pelo frio e, segundo o fisioterapeuta Adilson Sales, é uma maneira eficiente e barata de reduzir reações inflamatórias e espasmos musculares. “Crioterapia, na verdade, é a diminuição da temperatura da área afetada, por meio do contato corporal com qualquer substância, instrumento ou ambiente com a finalidade terapêutica”, explica o fisioterapeuta. “O termo é ligado a aplicações de gelo por ser o meio mais utilizado.”

É um tratamento habitual entre atletas de alta performance. É comum ver jogadores de futebol como Ronaldo Fenômeno fazerem banhos de imersão em água fria com gelo logo após os jogos, para evitar futuras dores musculares e visando o efeito analgésico. " Porém para a fibromialgia, banhos mornos são recomendáveis, ao contrário do banho frio" - comentário de Tânia Amorim Carvalho.

OBJETIVO DA BOLSA DE GELO


O procedimento, porém, não se restringe a atletas. É cada vez mais frequente que pessoas comuns, simplesmente adeptas de atividades físicas regulares e inclusive os pacientes fibromialgicos.

  • incômodo muscular ou nas articulações: objetivo é interromper o processo de inflamação das lesões. O fisioterapeuta Adilson Sales destaca que a diminuição de reações inflamatórias é apenas um dos benefícios desse tipo de tratamento. “Alguns outros são a redução do espasmo do músculo, o alívio da dor (função analgésica), o controle da hemorragia quando fibras musculares se rompem e a diminuição da atividade metabólica”, cita.
  •  “Percebo que também diminui o inchaço e reduz a mancha roxa no local e reconstrói alguns vasinhos rompidos”, comenta. Segundo o reumatologista Rodrigo Aires,  a redução das manchas roxas ocorre, por causa das propriedades vasoconstritoras, ou seja, de contração de vasos sanguíneos, presentes em substâncias frias.

O ortopedista Davi Haje — que considera a crioterapia um procedimento válido para lidar com traumas em articulações, ligamentos, músculos e tendões — explica que o uso de gelo e de substâncias frias é mais eficiente nas primeiras 48h depois da lesão. Aires concorda e complementa que “a compressão deve ser leve e o membro deve estar elevado”. Após esse período, Haje acredita que o contraste de gelo e água quente pode ter maior eficácia. “Assim, a revascularização dos tecidos é estimulada”, explica.

Restrições da Bolsa de Gelo

É necessário destacar que a terapia com o uso de elementos frios não cura doenças, mas auxilia no tratamento. Entretanto, mesmo para um procedimento simples, como colocar uma bolsa de gelo no local machucado, há restrições. “É contraindicado colocar gelo em cima de locais infeccionados, feridas abertas e em contraturas musculares na coluna”, avisa o ortopedista. Tais ações podem piorar o quadro clínico da pessoa.

Já Sales lembra que o tratamento deve ser usado com precaução por pessoas hipertensas e com problemas circulatórios. Ele alerta que o uso incorreto de gelo, bolsas térmicas, sprays e afins pode causar queimadura pelo contato direto com a pele. “A crioterapia é totalmente contraindicada para portadores de doenças como a crioglobulinemia”, acrescenta, em referência ao problema de saúde no qual o sangue do indivíduo contém proteínas que não se dissolvem em temperaturas baixas.

Aires acrescenta que portadores do fenômeno de Raynaud precisam ter cuidado ao se submeter ao procedimento. Nesse fenômeno, as artérias de pessoas hipersensíveis ao frio se contraem, causando alteração na cor da pele nas extremidades: elas ficam pálidas ou arroxeadas (cianóticas, na linguagem médica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique e adicione aqui.