Tratamentos

TRATAMENTOS PARA FIBROMIALGIA

Qualquer tratamento deve ser feito com orientação médica ou com profissional habilitado. Alguns alimentos, exercícios ou qualquer técnica devem ser avaliados conforme a necessidade, crença e possibilidade de cada um.


Dica: é importante você se conhecer, ou seja,  fazer exames anti alérgicos para saber se você tem intolerância a algum alimento ou substância química, observar as reações de seu organismo quando ingere massa, chá, algumas frutas, leite, chocolate, marisco, etc. Pois há várias pessoas que tem intolerância a Glúten, a Lactose, açucar, sal e alergias a morango, abacaxi, chocolate, camarão e outros alimentos que podem causar doenças ou estados clínicos graves que podem levar até a morte.

1. Bloqueio Anestesiológico do Nervo Periférico
2. Antidepressivos e remédios anestésicos
3. Alimentação energética e anti inflamatória 
4. RPG - Reeducação Postural com Alongamentos e Ventosas
5. Exercicio Fisicos e Alongamentos
6. Acupuntura e massagens leves (colchão eletromagnético, manual e com uso de equipamentos) 
7. Amar e ser amado onde entra também o sexo
8. VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ!
9. ACEITAR A SINDROME DA FIBROMIALGIA E ENCARÁ-LA DE FRENTE SEMPRE POSITIVAMENTE POR MAIS QUE SEJA DIFICIL.


São muitas terapias que precisam ter dinheiro e tempo para executá-las.  Precisamos que o INSS e Plano de Saúde enxergue os fibromialgicos de forma diferente da atual.


Bloqueio do Nervo Períferico

www.moodle.ufba.br/mod/resource/view.php?id=77305

Clique acima e baixe arquivo em power point da apresentação completa
http://www.drauziovarella.com.br/EstacaoSaude/Radio/30/6013/fibromialgia---vinheta-parte-1


Na minha percepção com meus novos e queredíssimos amigos da clínica que procuro ajudar com fibromialgia e coluna, a maioria das pessoas procuram a CURA da doença através do bloqueio, dão uma melhorada no quadro da dor, o bem star aparece como uma alegria no final do tunel, porém continuam com os mesmos hábitos de vida e até se excedem nas suas rotinas tentando demonstrar que são fortes ou que não tem fibromialgia. Isto porque a vida afetiva, a vida de trabalho, a vida matrimonial, sexual, familiar e os relacionamentos são extremamentes afetados com até o preconceito de afastar e menosprezar o fibromiálgico porque quem está ao seu redor pensa que é invenção dele, já que não é uma doença visivel e sim sentida apenas pela pessoa.


Isso é um paradígma difícil de ser quebrado para aqueles que tem fibromialgia, e principalmente para aqueles tem força de viver e que são ativos, pois este paradigma se torna um grande vilão em buscar a cura ou estabilização do quadro. Claro que não devemos ficar pensando só na doença mas tambem não devemos negligenciar a nós mesmos em função de uma sociedade. E justificar dizendo que o tratamento não funciona.

Desmitificar alguns conceitos ajuda no tratamento:


1. Detesto tomar remedios. Eu nao preciso me entupir de remedios devido aos efeitos colaterais.
2. Se Jesus sofreu até a morte porque eu também não posso? Pois Jesus não quer que você sofra, ele quer que você mude e transforme.  Até a cura chegar.

2. Vou aguentando a dor em todo o corpo, vou fazendo alongamento, yoga, fisioterapia, e qualquer outra terapia, e vai passando, assim vou adiando tomar remedio para dor. Pois não quero ficar como umas pessoas que conheço que tem fibromialgia e outras sindromes relacionadas a dor.

Conselho: Quanto mais voce demora de procurar ajuda especializada para a Dor, e vai se acustumando com ela, o cérebro entende e compreende que ea sua reação de não estancar a dor é porque voce nao entendou a mensagem dele. Assim como voce não entendeu ele, ele gera dor em outro lugar, e depois em outro e depois em outro..... Para o cerebro a mensagem é a seguinte: "prezado amigo que está sentindo dor, eu, o cérebro estou enviando a mensagem de dor para você para te avisar que algo está errado com seu corpo e que você está prestes a ter problemas. Você tenta se cuidar com terapias maravilhosas que conseguem até me enganar, mas a principal terapia que deveria fazer em conjunto com todas essas terapias que voce pratica, voce ainda não esta fazendo. Sabe qual é meu amigo? Parar de vez com o comando da dor e tratar a causa da dor." Utilizar analgésicos especificos por medicos que saibam diagnosticar corretamente o que voce tem.

Não se mediquem por conta própria. Alguns remedios de dor simples mascaram o seu problema e mascaram muitas vezes a tendencia de muitas pessoas de não aceitarem a doença ou ter medo de descobrir que está doente. Isso é muito comum. Por varios motivos: paradígmas familiaries, medo, aceitação social, motivos religiosos, etc. Eu entendo voce meu amigo e minha amiga, pois comigo não foi diferente.

Bloqueio periferico pode não funcionar para algumas pessoas com tanta eficácia, mas precisamos ter cautela na análise dos motivos deste insucesso. Vai depender da sindrome que a pessoa tenha associada a fibromialgia e das mudanças de hábitos com determinação.

Agradecimento Especial para os anjos do alivio da dor:


    Alimentação (Saúde começa pela boca)
  
Sucos energizantes  

As doenças podem ter seus sintomas minimizados quando repomos o que não comemos!! Procure uma nutricionista especializada em estudar doenças auto imunes ou de cirurgia bariátrica. 
Para minimizar as dores, melhorar o funcionamento do intestino, diminuir o ardor nas regiões onde estão os músculos inflamados e todos os sintomas sentidos quando se tem fibromialgia, pode ser a carência da vitamína do complexo B,  você pode ter excelente resultado na mudança de hábito alimentar e tomar suplementos alimentares de forma sistemática e continua.

Evitar tudo que tem glúten pelo menos por 3 meses e se possível extenda para a sua vida inteira e comer alimentos anti-oxidantes, anti-inflamatórios e suplementos alimentares das carências individuais para cada indivíduo. Já se vê melhora boa em 1 mês e gradativamente o corpo vai reagindo a nova atitude alimentar. Não pense que em poucos meses você vai tentar corrigir tudo que nos fez mal há anos. Mas as respostas são muito positivas.


"Os sucos devem ser preparados com frutas, brotos, folhas e hortaliças sem coar. Trata-se de uma alternativa prática e econômica de incluir rapidamente hábitos saudáveis na dieta diária.

Um coquetel de alimentos vivos, ricos em sais minerais, vitaminas, fibras, água, clorofila e antioxidantes. São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.
Esses sucos também podem ser preparados na centrifuga ou liqüidificador, desde que não sejam coados depois. O interessante é que dessa maneira as fibras dos vegetais são "quebradas" e interferem menos na absorção da clorofila, substância que dá pigmento verde às plantas e é benéfica ao organismo. Resultado: aproveita-se a clorofila sem eliminar as fibras, igualmente importantes.

Para tornar mais agradável o sabor das misturas, as receitas podem conter frutas como o limão, a laranja, a maçã, mamão, melancia, abobrinha sem miolo, manga, brotos como os de feijão ou de alfafa, sementes como a de girassol ou de linhaça e raízes como a cenoura, a beterraba ou o inhame.

A presença de uma fruta cítrica como o limão, ricas em vitamina C, é fundamental para a fixação e assimilação do ferro e demais minerais.

Para que não percam seus efeitos terapêuticos, os sucos devem ser preparados sem açúcar e consumidos imediatamente". Fonte do site: somostodosum

Evite Glúten (encontra-se macarrão, pão, tortas, salgadinhos, kibe, trigo, pizza..)  Convido a você a conhecer a dieta da região mediterrânea.

Há tempos que médicos e nutricionistas sabem que o glúten, uma substância encontrada no trigo, na cevada e na aveia, transforma-se numa.espécie de cola ao chegar no intestino e gruda nas paredes intestinais, provocando, aos poucos, saturação do aparelho digestivo, o aumento da gordura visceral (na região do abdômen), dores articulares, alergias cutâneas, enxaqueca e depressão.



O perigo se agravou devido ao consumo excessivo de pães, biscoitos, macarrão, bolos. Até alguns queijos e embutidos contêm o agora maldito glúten. Os resultados já aparecem nos consultórios de nutrólogos, alergistas e nutricionistas: obesidade, síndrome de resistência à insulina, deficiência de cálcio (o trigo vem sempre adicionado de açúcar), alergias, diarréias, doenças auto-imunes como tireóide, fibromialgia, etc.


O que são vitaminas? Elas não engordam!!!


As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.


Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses). Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).

Alternativos   

          Alongamentos

        
    
Atividade Física, difícil mas essencial. Veja depoimento abaixo:
vejam esse filme: Sao recomendacoes as pessoas com fibromialgia. Execelente!!! http://fb.me/ZrlI8M4T





RPG - Reeducação Postural e Ventosas 

Dores na lombar, coluna e até da fibromialgia.
Acessem o link acima e veja o conceito e a funcionalidade da RPG. No meu caso, como os nódulos eram constantes e o alongamento me fazia super bem, realizo até hoje a RPG para reeducar a postura, reeducar a digitar no notebook, a postura de dirigir, de sentar, de ver televisao, lavar prato, ler, etc. Pois a má postura faz os musculos do pescoço, escápula, costas a arderem muito. Algumas dores irradiavam pelos nervos. O choro vinha ao rosto.  Durante uns 3 anos da minha vida o nódulos eram justificáveis devido a musculação ou má postura. Porém quando eu paralizava a musculação devido a dores e  me estressava, os nódulos apareciam em maior volume. O bico de papagaio e algumas hernias fazem a musculatura ficar tensas.


Acupuntura e Eletroacupuntura
Há uma grande diferença entre a acupuntura médica e a tradicional chinesa e japonesa.

Otima para depressão,  analgesia, inchaços, equilibrio das funções dos órgão, porem muitas pessoas não gostam, não se sentem bem e dizem  que não muda nada. Ela é lenta em alguns caso, complementar e potencializadora e muitas vezes deve ser continua em 4x por semana, depois vai diminuindo até espaçar para 1 vez por semana.

Outras percebem uma melhora energética e anestésica. Sabe-se que existe uma relação direta da acupuntura com a liberação de neurotransmissores, entre eles os opióides (encefalina, endorfinas, dinorfina), a bradicinina, a serotonina, a adrenalina, a noradrenalina e outros. Na depressão, embora ocorra alteração nos níveis de várias dessas substâncias, a serotonina tem recebido, sem dúvida, maior atenção: grande parte dos medicamentos antidepressivos atua por meio da modulação, direta ou indireta, do sistema serotoninérgico – o complexo sistema neuroquímico ativado pela serotonina.

A acupuntura tradicional Chinesa e a acupuntura utilizada pelos médicos quando aliadas para tratar tanto o lado emocional quanto o lado energético e de analgesia, é um tratamento que equilibra essas energias do fibromialgicos, a medida que o tratamento é aliado a medicações. Já existem estudos comprovados da acupuntura médica atuando nos neurotransmissores para ajudar na depressão, ansiedade e na elevação do sistema imonológico.

A eletroacupuntura através dos estímulos elétricos atuam com eficácia e com mais intensidade sob as inflamações que geram nódulos de dificil dissolvimento por tato ou massagem.

Agradecimentos especiais a:

Clínica Japan Shiatsu, Itaigara, Salvador - BA
Makoto e toda a equipe 

Um comentário:

  1. Assunto tratado de forma muito clara e direta, facilitando o entendimento de pessoas como eu, fibromiálgia, e sem conhecimentos médicos aprofundados sobre o tema. Grata pelas informações.

    Rafaela Nascimento Silva

    ResponderExcluir

Clique e adicione aqui.