domingo, 8 de agosto de 2010

"Encarar a Fibromialgia de uma forma mais positiva"

Encarar a Fibromialgia (FM) de uma forma positiva,  parece tão difícil e impossível para os fibromiálgicos,  porque sentir  dor e ardor  no corpo todo ou parte dele que desanima qualquer ser humano.  Preços de remédios altos e controlados  e necessidade de tratamentos alternativos em paralelo muitas vezes não são acessíveis pela população de baixa renda.
FM é viver como uma onda no mar. Ela vai e volta, vem como um turbilhão que precisa ser vivida, surfando com todos os sentidos ligados para se equilibrar na prancha da esperança, mapear os recifes de pedra e bancos de areia para defesa, estudar o clima, as correntes marítimas que correm por dentro do corpo através dos nervos, se alongar e exercitar o corpo, encarar o desconhecido, encontrar o prazer na adrenalina que dá medo numa onda gigante.

Por isso é importante mudar, fazer tudo diferente que antes: alimentação, atividade física, repensar a vida, refazer amigos, não se isolar, vencer e curar principalmente a depressão e se tratar. Não há cura mas há tratamento e principalmente pelo SUS e planos de saúde. Os fibromialgicos precisam de uma série de exames e médicos especializados:

  • Anestesiologista e Reumatologista para especificar o melhor anestésico e anti-depressivo
  • Fisioterapeuta para realizar RPG - Reeducação Postural e alongamentos apropriados
  • Nutricionista preparada para doenças auto imune para definir uma dieta anti-oxidante, anti-inflamatória e até suplementos alimentares.
  • Psicológos preparados para entender a fibromialgia
  • Hidroterapia ou hidroginática ou  nataçao em piscina aquecida  ou musculação com peso minimo e esforço baixissimo mas com muitissima moderacao e muito e muito alongamento
  • ALONGAMENTO

Uma das principais causas que escrevo este blog é devido a demora de obter uma constatação médica no início da doença por não existir um exame clínico ou radiológico que detecte a FM no início em que um ser humano começa a sentir dor qualquer dor aguda em qualquer parte do corpo.

Algumas pessoas resistem a dor aguda de enxaqueca, joelho e articulações, coluna,  músculo da face, tensão no pescoço, torcicolo, formigamento nos braços e costas, nódulos constantes e não dão tanta importância e não procuram ajuda médica ou se auto medicam (um grande erro). Porém muitas pessoas quando sentem dor começam a procurar os médicos especialistas para tal. E os exames específicos utilizados para diagnosticar o que há de errado neste órgão ou membro do corpo isolado, resultam no início do tormento silencioso e psicológico, pois  os exames dão negativos ou o que é detectado nos laudos não justificam a tamanha dor expressada pelo corpo e dita em palavras para todas as investigações realizadas.

Então vem uma pergunta interessante: Mas a Fibromialgia arde o corpo todo, pode ocorrer inchaço nas articulações e principalmente tensão e inflamação nos 18 pontos estratégicos do corpo, até o casco da cabeça. Isso não é o suficiente para os médicos darem  um diagnóstico e  iniciarem um tratamento e fornecer uma qualidade de vida à essas pessoas que necessitam de carinho?

A resposta pode ser SIM, se levarmos em conta que quando o paciente sente dores de 5 a 18 pontos médios, infelizmente a Fibromialgia chegou a um estágio de médio a avançado. Além da sorte que a pessoa encontre um médico (seja qual for a especialidade) que tenha a consciência da FM e analise todos os exames já realizados principalmente os reumatológicos e da tireóide para eliminar o erro de mascarar uma outra doença. 

Portanto, o diagnóstico da FM é muito difícil e geralmente é "aceita" pelo paciente com desconfiança ou até com alívio por ter um diagnóstico "concreto" ou seja alguém que o entende  e isso o leva a dar nexo na contradição de todos os exames. Assim apaziguando um pouco o psicológico. Pois a FM aos poucos e lentamente deixa a pessoa cansada de procurar o seu diagnóstico, onde todos atestam que a pessoa está inventado principalmente na fase que não está aguda, deixando a família preocupada ou simplesmente faz descaso. Os colegas de trabalho ficam destabilizados com as atitudes, faltas e irritações. As pessoas com FM ausentam-se do trabalho por exaustão e dores que aumentam em contato com stress do dia a dia. Se ausentam das festas e do convívio social ficando excluido na maioria das vezes. A depressão ocorre devido a baixa de seretonina no cérebro já detectadas nesses pacientes, e não porque são infelizes ou não enxergam horizontes positivos. Tanto que muitos cientista se perguntam: Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? neste caso a depressão ou a fibromialgia?

Quando a Fibromialgia (FM) está em um estagio avançado, pensar positivo é tão árduo mas se faz preciso e necessário.  Porque a dor emocional, a depressão e a dor muscular  vem aos poucos e são invisíveis a todos ao seu redor, sendo estas de difíceis aceitação pela sociedade, companheiro(a), filhos,  colegas de trabalho e de escola, amigos e até pela maioria dos médicos em detectá-las. Os remédios são importantíssimo na crise e no decorrer da vida da pessoa. A convivencia e relacionamentos são extremamente abalados. Após vários anos as cicatrizes ficam e muitas feridas emocionais não conseguem fechar se o paciente não tiver auxílio psicológico. Logo peguei emprestado o ditado que diz: "Quem não vê cara, não vê coração". Nem DOR, nem como convivem com a DOR, rindo ou chorando.

Portanto ver a vida de forma positiva ajuda a refazer desentendimentos do passado que a pessoa com FM não sabia o porque ocorria, sentimentos contraditórios, depressão,  irritabilidade, impaciência, falta de memória, insonia, prisão de ventre, retenção líquida, inchaços, dor de coluna, etc. Se chegou na crise de dor corporia ou de depressao, tente sair delas o mais rápido possível com ajuda médica, lendo informativos e mudando o modo de pensar em relação a estilo de vida, alimentar, modo de pensar e agir, e identificar os seus paradígmas: familiares, relacionais, religiosos e todos os conceitos que te impedem de viver positivamente com a dor. Missão que parece difícil mas não impossivel.

Buscar parceiros e uma equipe técnica que lhe estendam a mão e que lhe dêem compreensão nos momentos onde vencer ou perder uma competição quer dizer sobrevivencia. Então convido a SURFAR NA FM de uma forma menos dolorida e que leve você a compreender um pouco do sentimento dessas pessoas, estarei escrevendo dicas e até casos bem sucedidos.

Se você quiser postar o seu relato, duvidas, opinião, sintomas ou fatos relevantes que alguém já passou, seria de extrema validade para repassar aos cientistas e laboratórios de remédios que estão em busca de uma solução para a cura. Divulguem este blog, pois você pode estar ajudando a outras pessoas. Em breve estarei escrevendo mais como ajudar no dia a dia. Um grande beijo no coração!

2 comentários:

  1. Eu fui digitadora de um banco por mais de 25 anos. Comecei com a sindrome da Ler que na época já foi difícil de comprovar e de confirmar a tamanha dor que eu sentia. Anos depois descobri que tinha 4 hernias de disco, e as dores foram me consumindo. Achava que conviver com a dor era questao de ser forte e não tinha jeito. As dores foram aumentando tanto que fiquei depressiva. Anos depois fui a uma reumatologista e fui diagnosticada tambem com a fibromialgia. Faço tratamento com remedios. Adorei as dicas de nutrição, se tiver mais a publique-as. Descobri que as dores reduz muito quando deixo de comer algumas coisinhas....

    ResponderExcluir
  2. Não quero me identificar, Sempre fui uma mulher feliz, casamento estruturado, bem sucedida no trabalho e derrepente comecei a sentir dor no maxilar da boca. Fui a todos os especialistas odontológicos e nerológicos e todos os exames de imagem resultava em NORMAL. Por 3 anos a minha vida social, de trabalho e familiar ia piorando. Não aguentava as pessoas me chamarem de coitadinha e fui me isolando e as pessoas se afastando. A depressão bateu. Até que as dores foi descendo pelo pescoço e ombro, irradiava pelos braços e exame de coluna dava NEGATIVO. A lombar ardia e meus musculos eram todos contraidos. Foi um acumputurista Chines que me alertou sobre o problema e hoje tomo remedios controlados. Gostaria que voce escrevesse algo sobre DEPRESSÃO e viver de forma positiva. Fica a dica!

    ResponderExcluir

Clique e adicione aqui.