quinta-feira, 28 de abril de 2011

Intolerancia a Gluten - Celíacos

Intolerância a Gluten

Texto retirado do site www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza

Um estudo recente feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que na capital existe ao menos um celíaco para cada grupo de 214 pessoas. A doença é caracterizada pela intolerância ao glúten, presente em alimentos como trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Ao ingerir esta substância, o organismo se autoagride e causa irritação na parede do intestino delgado e lesões intestinais, prejudicando a absorção de nutrientes. De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Evandro Pinheiro, é preciso atenção ao diagnosticar o distúrbio.


"A doença celíaca apresenta uma variedade de sintomas, como diarréia ou prisão de ventre, falta de apetite, emagrecimento, cansaço, fadiga, flatulência, dor abdominal, náuseas, vômitos e até sintomas depressivos, como ansiedade. Em alguns casos o paciente pode ter dores nas articulações, alteração no esmalte dentário, artrite e raquitismo. Nas mulheres, é possível que ocorram atrasos na menstruação, menopausa precoce ou diminuição da fertilidade. Nos homens, pode acarretar uma diminuição na quantidade de espermatozóides. Como muitos destes sintomas não têm ligação com a parte intestinal, eles acabam sendo relacionados a outros problemas de saúde e podem atrasar o diagnóstico correto", explica o médico, que trabalha no Hospital 9 de julho, em São Paulo.

É comum que a doença celíaca apareça na infância e, caso não seja controlada precocemente, pode gerar um déficit de crescimento. Como é uma alteração genética, não existe cura para a intolerância ao glúten e o distúrbio pode persistir ou reaparecer na adolescência e idade adulta, principalmente antes da gestação e, alguns casos, na terceira idade. Ele é caracterizado pela forma clássica, quando os sintomas estão latentes, ou não-clássica, quando o organismo do paciente não sinaliza alterações. Se não for controlada, a forma mais grave da doença celíaca leva à desnutrição e a consequente morte do paciente.

Diagnóstico precoce é a chave para a prevenção

Segundo o especialista, é fundamental expor todos os sintomas para que o médico consiga chegar ao diagnóstico correto. Um dos primeiros passos é fazer exames físicos que detectem alterações dermatológicas ou nas unhas. Além disso, hemogramas, e avaliação nutricional e do intestino também podem ser eficazes para descobrir o distúrbio celíaco. Ainda podem ser feitos testes sorológicos e provas de absorção intestinal e da lactose - proteína presente no leite.

"O paciente desinformado começa uma peregrinação nos consultórios. É importante conhecer a doença para suspeitar dela. Nesse sentido, o exame mais importante é o "padrão ouro", onde é feita uma biópsia, por meio de endoscopia. São retirados fragmentos da área lesionada do intestino e depois é feito o estudo do tecido dessa amostra. Vale lembrar que a única forma de prevenção é detectar precocemente", esclarece o cirurgião.




Coma bem sem glúten

Já o tratamento em pacientes celíacos depende do grau da lesão intestinal de cada um e pode ser feito em três etapas. A primeira impõe uma dieta isenta de glúten, substituindo esta proteína por fubá, amido de milho, creme de arroz, polvilho e farinha de mandioca. Também não é indicado o consumo de leites e derivados. "Nessa fase, o objetivo é recuperar a saúde do intestino de modo que a absorção dos nutrientes normalize. Por isso é importante que a pessoa tenha uma alimentação rica em óleos vegetais, gordura de coco, proteínas animais, legumes e frutas com poucas sementes e bagaços", ensina o especialista.

À medida que há controle dos sintomas, o paciente passa para a segunda fase do tratamento. Nesse caso, a alimentação é reintroduzida progressivamente, permanecendo somente a isenção total de glúten. Por fim, a última etapa preza pela manutenção dessa dieta, sem uso de glúten pelo resto da vida. "Quanto mais informações você adquire, melhor. Esse paciente precisa de cuidado e atenção para que não viva uma rotina limitada. Mães que têm filhos celíacos devem preparar alimentos caseiros e isentos de glúten para os pequenos levarem à escola, por exemplo. É possível fazer uma dieta gostosa, barata e que dá resultado", sugere.

Apesar da restrição alimentar, é possível viver bem com a doença. Muita gente ainda torce o nariz para esse tipo de produto, mas os alimentos livres de glúten podem ser saborosos. Pensando nisso, algumas empresas, padarias e restaurantes vêm se dedicando à produção de pães, torradas, biscoitos, bolos, cupcakes, massas e até cerveja sem glúten.

"Vale lembrar que nossa alimentação básica durante muito tempo derivou da cultura indígena, que é enriquecida pela utilização de ingredientes como o milho e a mandioca, ambos sem glúten. Com a chegada dos portugueses ao Brasil o trigo foi introduzido à mesa e nos acostumamos ao sabor das receitas elaboradas com o novo ingrediente", lembra Elen Coutinho, responsável pela linha Arte sem Glúten, da confeitaria Talho Capixaba

Intolerância a Gluten e relação com a Fibromialgia

 por Tania Amorim

Os portadores de  fibromialgia, dores de coluna e outras sindromes, após ler essa reportagem, fica claro que o gluten inibe os nutrientes de serem repassados ao organismo. Mesmo que você não tenha intolerância a gluten mas tem fibromialgia, cumprir uma dieta evitando o gluten faz bem e melhora muito o seu bem star, aumenta sua energia e disposição e reduz as dores.

Talvez muitas pessoas estejam doentes por causa de falta de  nutrientes e por hábito de comerem tudo com farinha de trigo e outros elementos que contem gluten sofrendo um pouco dessa doença em grau pequeno.

9 comentários:

  1. Muito bom seu blog, sou fibromialgica e estou num periodo critico, foi bom ler aqui estas informações, se tiver mais coisas pode me enviar,
    meu mail
    i.gallu@gmail.com
    obrigada
    izilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Izilda. Desculpa a demora! Estou aqui para publicar o que for de melhor para ajudar as pessoas com essa doença.

      Excluir
  2. Gostei das informações, porém, preciso saber mais sobre FIBROMIALGIA, por favor!! sou fibromiagica e estou sofrendo orrores de dor, estou no grau três de forsa segundo minha físioterapeuta. es puder me ajudar meu mail é: esthersouza10@hotmail.com . obrigada

    ResponderExcluir
  3. A fisioterapia com a RPG é uma excelente ferramenta para o fibromialgico. Porem é necessário que você procure os médicos anestesistas que geralmente possuem clinicas nomeadas "clinica da dor", se possivel medico ligados à hospitais de sua confiança e que ja tenham experiência no tratamento da fibromialgia. Pois os anestesistas são os medicos que mais buscam a cura, pesquisando quanto a forma de menimizar ou parar com a dor. Alguns reumatologistas especializados podem diagnosticar e dizer a que nivel voce se encontra. Geralmente o tratamento é realizado por medicações especificas contra depressão e dor que atuam no sistema nervoso central. Há varios que devem ser individualizado a seu quadro clinico e deve avaliar se voce tem pressao alta, diabete, etc, outras sindromes para tomar o rumo certo do tratamento.

    Geralmente o tratamento da fibromialgia padrão é o BLOQUEIO DO NERVO PERIFERICO, quando o nivel está muito alto da sensibilidade da dor, e se voce não tiver nenhuma contra indicação, juntamente com o remédio LYRICA, anti depressivo Cymbalta. Mas entenda que cada pessoa é uma pessoa, e todo esse tratamento só é liberado e realizado por médicos especializados e em clinicas ou hospitais de respaudo.

    A acupuntura, massagem linfática ou shiatzu, utilizacao de ventosas para circulação sanguinea,ou seja, tratamento alternativo e o RPG e alongamentos para retirar nodulos de ponto gatilho e reeducação postural para evitar dores por mal hábito, tambem complementa o tratamento. E uma da mais importante mudança é alteraçao do hábito alimentar, buscar uma nutricionista, se possivel com especialização em bariátrica ou doença auto imune, por estar atualizada, para complementar com vitaminas como B1 a B12 e outros elementos que reduz as dores, melhoram a circulacao sanguinea, melhorem o sono e beber bastante agua para que a circulacao sanguinea, intestino e as linfas funcionem melhor. E mudança de hábito de vida. Procurar fazer realmente o que gosta ou tentar sair do stress.

    Quanto mais voce sentir dor, a depressão vai tomando corpo, mesmo voce sendo uma pessoa feliz e nunca ter tido depressão antes. Pois a dor provoca quedas de substâncias e hormônios no cérebro que são dificeis de controlar. Procure eliminar a DOR. Você nasceu para ser feliz e viver bem a vida. E é sempre bom buscar uma ajuda psicologica para que nao deixe de sair e viver, afastar dos parentes, vida social, trabalho e até comentarios como "que frescura, isso é invenção da sua cabeça" e que você nao passe do seu limite.

    Procure questionar a si mesma se a origem da sua fibromialgia tem relação com alguma infecção que ocorreu no passado ou não. Por exemplo: Pneumonia, infecção hospitalar,dengue, menigite, disfunção da tireoide, excesso de atividade fisica, etc.

    Estarei a disposição para qualquer outro esclarecimento que eu possa oferecer com os meus conhecimentos. A fibromialgia tem controle como a pressao alta. Tomando a medicação correta ela se equilibra e voce sente muito melhor. Leva tempo, ja vi casos de 2 a 3 anos de tratamento e depois conseguiu reduzir e ate tirar a medicação. Fui testemunha ocular.

    Beijos,

    Tania Amorim

    ResponderExcluir
  4. Olá...gostei muito do seu blog, sou fibromialgica e faço tratamento com Lyrica e Venlafaxina, me sinto melhor que antes, porém tenho muita fadiga e desânimo, lendo sobre o glúten, percebi que quando como muitas massas com farinha branca me sinto pior em relação a fadiga, vou tentar tirar o gluten e depois eu posto o resultado....obrigada pelas dicas..bjo

    ResponderExcluir
  5. bom dia ,eu mone e Euza e tenho fibromialgia hoje tenhor dor mais nao esta me atrapalhando a trabalhar ja tive periodos en que nao conseguia sair da cama. hoje fui en uma mutricionista que me pediu para retirar o gluten da minha dieta. Fiquei supresa en saber que pode melhorar minhas dores e agora lendo sua reportaguem fiquei mais surpresa ainda. obrigada se puder me dar mais informaçaoes meu e-mail euzinhapsilva@hotmai.com

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Bom dia, há um ano e meio venho brigando com um incomodo na coluna que não chega a ser incapacitante mas é no minimo inconveniente. Já realizei duas TC e está tudo em ordem com minha coluna vertebral do ponto de vista ortopedico. Além disso ha 6 meses comecei a ter sintomas gastrointestinais do tipo, má digestão, gases e um pouco de distenção abdominal. Realizei uma bateria de exames, dentre eles sorologicos para DC, contudo TODOS foram negativos, inclusive uma biopsia do intestino delgado realizada em uma endoscopia alta. A unica coisa alterada foi que pelo menos atualmente, estou intolerante a lactose. Fiquei surpreendido pelo relato acima e gostaria de mais informações. Onde vc acha que devo investigar? Meu email: dukecosta79@gmail.com

      Excluir
  7. Tenho fbromialgía e a 1 mês fiz exame e deu doença celíaca. Tô arrasada.

    ResponderExcluir

Clique e adicione aqui.